Primeiro dia: Digamos que foi um bom começo. Minha única aula do dia era de música, mas eu esperava que fosse melhor. A língua pareceu ainda mais difícil, tanto para entender o professor, que ensinava teoria musical como se fosse muito óbvio, quanto os alunos, que pareciam realmente achar tudo muito óbvio. Conversei com algumas pessoas, me apresentei para todo mundo, o mesmo de sempre. Mas, no final, só queria ir para casa.
Segundo dia: Para os padrões normais, eu cheguei exatamente na hora da aula começar. Para os holandeses, eu estava um minuto atrasada. O professor de filosofia parecia não saber que eu estava naquela aula, mas acho que ele gostou. Anunciou aos outros alunos sobre a minha chegada e pediu que cada um me fizesse uma pergunta, em holandês. A boa notícia é que eu entendi as perguntas! Pelo menos a maioria delas - algumas eram muito complesxas. A partir daquele momento, as pessoas começaram a conversar comigo, se ofereceram para me ajudar, para almoçarmos juntas, etc. As amizades começaram a ser feitas, mas as aulas ainda eram um problema. Biologia foi completamente incompreensível, quase tanto quanto história. Matemática, como esperado, foi mais fácil, mas, ainda sim, não eram apenas números, e as palavras eu continuava sem entender.
Terceiro dia: Minha única aula do dia era holandês. Basicamente, me preparei para fazer nada por 75 minutos. (Na minha escola, os horários são de 1h15, seguidos de um intervalo de 15 minutos). O tempo passou mais rápido do que eu imaginava, e eu poderia ter ido direto para casa, mas fiquei para o intervalo conversando com as pessoas. Depois disso, decidi assistir à aula de filosofia, que não estava na minha grade, mas acho que o meu coordenador/diretor/? não acharia ruim. O meu professor também gostou! Aparentemente, eu faço "contribuições interessantes". :)
Quarto dia: OK. Está começando a ficar frio. Bem frio. E não para de chover. Ótimo para ficar em casa e assistir a um filme, não tão bom para ir para a escola de bicicleta. Foram 15 minutos molhada no caminho e algumas horas durante todas as aulas do dia. É... esse é o verão na Holanda. Bom, a aula de matemática foi relativamente fácil: eu copiava as perguntas para aprender as palavras e colocava no google tradutor. Como a matéria era notação científica, eu pedi minha professora para eu pudesse simplesmente fazer aquilo e estudar holandês ao invés de resolver os exercícios. Fiquei surpresa de ela achar uma boa ideia, mas pelo menos assim eu aproveitava o tempo com algo útil. Tive minha primeira aula de sociologia, e meu professor me explicou algumas coisas em inglês, só para eu ter alguma ideia do que estava acontecendo. Boa notícia: Acho que eu não vou precisar fazer as provas dele :) Minha última aula era de inglês, finalmente alguma coisa que eu entenderia. Nós assistimos um vídeo muito triste sobre uma cidade meio alternativa nos USA e fizemos algumas discussões sobre ele. A professora era muito chata, mas acho que ela gostou de mim.
OBS: Perdi minha bicicleta. Demorei uns 10 minutos para achar ela no meio do estacionamento.
OBS2: Descobri que todo mundo quer me conhecer. Conhecer a "brazilian girl" hahaha.
Quinto dia: Graças a Deus não estava chovendo quando eu fui para a escola. Mas estava frio. Principalmente andando de bicicleta, quando o vento bate bem forte contra o seu rosto. Minha primeira aula era de história e continuamos com a matéria de pré-história, o que era ótimo, porque os vídeos não tem muitas palavras :P Tive mais uma aula de inglês - com a professora que odeia todo mundo, odeia a si mesma e a vida, mas gosta de mim - e uma de biologia que foi basicamente de química.
OBS: Eu achei a bicicleta dessa vez.
A primeira semana de aula também passou muito rápido. Provavelmente, o ano inteiro vai ser assim. E pelo menos por enquanto eu ainda acho isso uma coisa boa.